Piso vinílico ou piso laminado: existe diferença? A Tarkett explica 

Piso vinílico ou piso laminado: existe diferença? A Tarkett explica 

Muita gente ainda tem dúvidas entre qual piso escolher para reformar a sua casa ou o apartamento. Na hora de pesquisar, entre tantas opções que parecem adequadas, surge aquela dúvida clássica: piso vinílico ou piso laminado? Qual a diferença entre um e outro? 

Pensando nisso, a Tarkett preparou este apanhado de informações para acabar com todas as suas dúvidas de uma vez por todas. 

Leia nosso artigo e descubra mais sobre as características e benefícios de cada piso e escolha o modelo ideal para redecorar a sua casa. 

Qual a diferença entre piso laminado e piso vinílico? 

Apesar de parecidos esteticamente, vinílicos e laminados são bem diferentes, desde a composição até os benefícios no uso diário. Conheça as principais características de cada um para uma escolha assertiva: 

 Composição 

Os pisos vinílicos são feitos de PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Já os laminados são compostos por materiais derivados da madeira, como painéis de fibras de madeira com alta densidade, papel e melamina. 

Essa diferença na composição faz com que o laminado seja um material rígido e o vinílico um produto flexível. Mas na prática, o que isso impacta? Veja abaixo: 

Acústica 

A acústica é uma das principais diferenças entre laminados e vinílicos. 

Por ser um produto rígido, o laminado propaga o som ao caminhar, é o famoso “toc-tocEm alguns casos é recomendado instalar uma manta acústica embaixo do laminado para que os vizinhos do andar de baixo não se incomodem com o barulho dos passosmas ainda assim a reverberação do som no ambiente acaba não sendo completamente atenuada. 

Já o piso vinílico, como é flexível, tem uma absorção acústica maior. No mercado é possível encontrar opções com absorção do som ao impacto de até 15dB. 

Manutenção 

Por se tratar de materiais derivados da madeira, os laminados não podem ter contato com água durante a limpeza, caso contrário poderá ocorrer estufamento e apodrecimento do revestimento.   

No caso dos pisos vinílicos, os pisos coladopodem ser lavados com água e detergente neutro, porém não é recomendado deixar o piso submerso na água por longos períodos, pois isso pode ocasionar o descolamento de algumas placas ou réguas. Já para a opção de piso vinílico clicado não é indicada a lavagem, basta apenas passar um pano úmido ou mop com água e detergente. 

Formatos 

Os pisos vinílicos estão disponíveis em diversos formatos, como: mantas, réguas, placas e outras formas geométricas 

Para que você entenda melhor: os formatos geométricos são modulares, ou seja, pisos em módulos que contêm junta seca (as emendas das peças ficam encostadas umas às outras). Já o formato manta é monolítico e a união das peças é feita com um cordão de solda ou adesivo específico, formando um produto único.  

Este tipo de piso é mais indicado para ambientes hospitalares, que necessitam de cuidados especiais com limpeza e manutenção, mas também é possível encontrar mantas vinílicas residenciais e comerciais. 

Texturas 

As texturas dos vinílicos são diversas, desde as rústicas bem típicas da madeira até a linha mais contemporânea com relevos do cimento.    

Os pisos laminados, por sua vez, estão disponíveis nos formatos régua e placa e, assim como os vinílicos, possuem diversas texturas e cores que simulam madeira, concreto e pedras. 

O que o piso laminado e piso vinílico têm em comum? 

Conforto térmico com certeza é uma propriedade que os dois produtos têm a seu favor. Ambos os pisos são considerados atérmicos, ou seja, eles não se influenciam com a temperatura exterior. Assim, você não vai sentir desconforto ao caminhar com os pés descalços no inverno, e nem sentir o ambiente quente e abafado em um dia de calor intenso. 

Além disso, são produtos com longa durabilidade e de fácil instalação e manutenção, portanto são muito práticos de manter na correria do dia a dia.  

Em quais ambientes instalá-los? 

A instalação do pisos laminado é indicada para áreas residenciais de média circulação, como: quartos, salas, corredores e halls, além de áreas comerciais de médio tráfego. Já os vinílicos, por terem uma variedade maior de formatos e resistênciasão indicados para áreas residenciais, comerciais, corporativas e até industriais. 

Além disso, uma das vantagens dos vinílicos é a instalação em grandes áreas sem necessidade de uso de perfis de transição ou dilatação, como exige o laminado. Dessa forma, o visual fica mais limpo e a manutenção mais simples. 

Gostou das nossas dicas? Muita informação, certo? Para ajudá-lo(a) nessa escolha, segue um quadro com todas as características dos vinílicos e laminados. 

Acompanhe nosso blog e siga a Tarkett nas redes sociais para ver mais informações como essas! 

8 Comentários

  • Karinini
    Posted agosto 7, 2019 1:21 pm 0Likes

    É possível colocar piso vinílico sobre cerâmica com rejunte , não ficará marcado?
    Grata, Karinini

    • Tarkett Brasil
      Posted agosto 11, 2019 11:26 am 0Likes

      Karinini, é preciso fazer o nivelamento de rejunte e placas para que o piso vinílico não fique marcado! É necessário que o rejunte seja de no máximo 5mm e que as placas estejam bem niveladas. Recomendamos utilizar a Tarkomassa Autonivelante, que vai deixar tudo bem lisinho e seca em 3h, para que seu piso vinílico possa ser instalado logo em seguida.

  • Denise
    Posted agosto 7, 2019 8:09 pm 0Likes

    O laminado ouvi vinílico Pode ser aplicado em cima do piso ?

    • Tarkett Brasil
      Posted agosto 11, 2019 11:23 am 0Likes

      Pode sim, Denise! É necessário que o rejunte seja de no máximo 5mm e que as placas estejam bem niveladas, para que o piso vinílico não fique marcado. Para isso, recomendamos utilizar a Tarkomassa Autonivelante, que vai deixar tudo bem lisinho e seca em 3h, para que seu piso vinílico possa ser instalado logo em seguida. 🙂

  • Viviane
    Posted agosto 27, 2019 11:24 am 0Likes

    Vinilico no caso seria melhor que laminado ele tem o mesmo brilho?

    • Tarkett Brasil
      Posted 3 dias atrás 4:23 pm 0Likes

      Viviane, são pisos diferentes e com benefícios diferentes. O vinílico é um piso que não faz toc-toc, pode ser lavado e é fácil de substituir, na versão colada. O acabamento dos pisos da Tarkett tem um brilho acetinado, mais fosco do que brilhante. Caso prefira brilho, é possível usar cera acrílica própria para piso vinílico.

  • Silvia
    Posted 5 dias atrás 11:08 pm 0Likes

    Após a instalação do piso vinilico, em quanto tempo pode-se usá-lo? Obrigada

    • Tarkett Brasil
      Posted 3 dias atrás 4:20 pm 0Likes

      Silvia, o piso vinílico pode ser usado imediatamente após a instalação. Bacana, não? Somente recomendamos que, caso o seu piso seja a versão colada, aguarde 7 dias para lavar, que é o tempo de secagem total do adesivo. Lembre-se também que o piso click não pode ser lavado, ok?

Deixe um comentário