Piso hospitalar: qual é o mais indicado para esse ambiente?

Piso hospitalar: qual é o mais indicado para esse ambiente?

Com um mobiliário propositalmente restrito, o piso é o grande protagonista nos locais das áreas de saúde, desde a sua funcionalidade até o design. Um dos principais revestimentos encontrados em hospitais e clínicas é o piso vinílico.

A escolha se dá devido às grandes vantagens que o piso oferece, principalmente quando se trata de um local que necessita de cuidado e atenção redobrada. A necessidade constante de limpeza e o alto tráfego de pessoas são alguns dos fatores que devem ser considerados durante a escolha do piso ideal para áreas de saúde.

O piso inadequado pode comprometer a saúde dos pacientes. Por isso, é importante investigar o que cada tipo de piso pode oferecer para fazer uma escolha consciente. Confira todos eles:

Limpeza do piso hospitalar

Em áreas com alto risco de infecções, como salas de cirurgia, laboratórios e salas assépticas, é importante que o piso atenda aos mais altos padrões de higiene e limpeza.

A Tarkett oferece uma linha completa de pisos homogêneos em manta. Eles são monolíticos, pois as juntas são fundidas com o cordão de solda, impedindo a proliferação de bactérias. Desta forma, a limpeza se torna mais fácil e rápida, evitando acúmulo de sujeira e garantindo a saúde e bem-estar de médicos, enfermeiros e pacientes.

A Linha IQ Optima, é uma exclusividade Tarkett. Possui tecnologia iQ de restauração da superfície a seco (dry-buffing), resistência única a manchas e produtos químicos, além de redução de até 30% do uso de água e produtos de limpeza na conservação.

 

A Linha Eclipse Premium  possui em sua superfície o PUR Reforçado, que é um tratamento que facilita a limpeza diária. O enceramento é recomendado em áreas de alto tráfego.

Resistência

Os hospitais funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Portanto, é importante selecionar materiais duráveis que resistam ao tráfego pesado e cargas rolantes, e que não exijam procedimentos de manutenção demorados ou substituições que bloqueiem a área.

Em áreas de tráfego intenso, selecione um piso com alta resistência, cujas emendas das mantas permaneçam intactas durante vários anos. Nas áreas de saúde o piso deve ser particularmente resistente às manchas e produtos químicos, bem como a equipamentos médicos pesados.

 Controle de descargas eletrostáticas

Descargas eletrostáticas podem causar sérios danos em salas com equipamentos eletrônicos sensíveis, como ambulatórios e salas para exames e diagnósticos por imagem. Essas áreas exigem pisos especiais capazes de evacuar rapidamente a eletricidade.

Os pisos condutivos e dissipativos da Tarkett contam com esses benefícios, além de oferecerem facilidade de limpeza e manutenção para não prejudicar a organização dos fios e cabos dos equipamentos.

Conforto visual

As aplicações práticas da cor, padrão, textura e reflexão da luz são particularmente importantes para a criação de interiores que causem uma influência positiva nas pessoas, ajudem a reduzir o estresse e possam identificar, unificar ou separar melhor os ambientes. Isso se torna ainda mais importante em unidades de cuidados para idosos, onde o projeto de interiores é fundamental para aumentar o conforto e a segurança de pacientes com Alzheimer.

Outro fator essencial é a percepção de uma aparência de limpeza, assim como uma orientação mais fácil em todo o local.

Para criar um ambiente visual adequado é preciso:

  • Criar um projeto de interiores adaptado, com várias opções de materiais, utilizando cores e contrastes adequados;
  • Melhorar a aparência de limpeza, usando padrões e acabamentos específicos;
  • Seguir orientações práticas para unidades de cuidados para idosos com Alzheimer;
  • Criar um acabamento monolítico com o uso do cordão de solda multicolor.

Em locais considerados não-críticos, como recepção e quartos, é possível utilizar os pisos heterogêneos com paginações coloridas e amadeiradas que tornam o ambiente mais aconchegante e humanizado. 

Conforto acústico

Estudos apontam que um ambiente hospitalar tranquilo e silencioso contribui para a recuperação dos pacientes.

Os pisos para unidades hospitalares da Tarkett contam com propriedades que proporcionam mais conforto acústico para criar um ambiente calmo e confortável, reduzindo o nível de ruído dos leitos e carrinhos médicos, bem como o barulhos dos passos, para que os pacientes possam descansar com menos interrupções.

Presença da Tarkett na Feira Hospitalar

A Tarkett marcou presença na 26ª edição da Feira Hospitalar, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio de 2019 no Expo Center Norte, em São Paulo.

A feira é um dos principais eventos dedicados ao setor na América Latina e reúne os principais players em produtos, serviços e tecnologias para a área da saúde.

A Tarkett aproveitou a oportunidade para apresentar um pool de soluções em pisos, rodapés e perfis que valorizam e viabilizam projetos do setor.

Como vimos, os ambientes hospitalares são projetos complexos que trazem consigo diversas exigências. E a Tarkett atende a todos esses requisitos, oferecendo uma linha para cada situação.

 

Gostou do artigo? Acompanhe nosso blog e siga a Tarkett nas redes sociais para ver mais dicas como essas! 

Deixe um comentário