O que é piso vinílico?

O que é piso vinílico?

Entre os pisos mais procurados quando se trata de construir ou reformar está o piso vinílico. Fatores como o preço do material, a variedade de cores e estilos e sua instalação costumam influenciar na decisão de compra. 

Mas, apesar da enorme popularidade, muita gente ainda tem muitas dúvidas quando pensa no piso vinílico. Materiais dos quais ele é feito, onde pode ser instalado e outras tantas perguntas costumam aparecer na cabeça de quem precisa comprar esse produto. 

É o seu caso? Você tem diversas dúvidas quando pensa no assunto? Então acompanhe esse texto. Aqui vamos contar tudo o que você precisa saber sobre esse material. 

Do que é feito?

O piso vinílico é confeccionado com cloreto de metila, o PVC. Encontrado em réguas, mantas ou placas, ele pode ser feito também com plásticos reciclados, o que deixa esse material com uma boa pegada de sustentabilidade. 

Tipos de piso vinílico

Embora todos tenham basicamente as mesmas características (textura e temperaturas confortáveis e muita versatilidade, já que tem diferentes opções de cores ou desenhos), existem diferentes tipos de piso vinílico. 

É importante conhecer cada uma delas para saber em quais locais um determinado tipo de piso se adéqua em sua casa. 

O piso vinílico em manta, por exemplo, pode ser instalado também sobre pisos existentes, desde que essa superfície seja bem lisa e sem irregularidades. Como tem um preço mais acessível, pode ser uma boa pedida para colocação em quartos infantis ou brinquedotecas, já que não tem um acabamento tão rígido. 

O piso vinílico em placas é mais rígido e fino. Com manutenção bastante fácil, pode ser consertado facilmente caso apareça algum problema em sua estrutura. 

Piso vinílico colado 

No piso vinílico colado, as placas são flexíveis e bastante resistentes a choques e furos. Com ótimo acabamento, tem grande durabilidade e sua manutenção é muito simples. 

Para que seja colocado, esse tipo de piso requer o uso de colas e argamassas para que seja bem fixado. 

Réguas flexíveis encaixadas

Nesse tipo de piso, que é chamado também de clicado, as placas são instaladas sem a necessidade do uso de colas, utilizando apenas um sistema de encaixe. 

Além de ser muito resistente e ter uma textura muito agradável, o piso vinílico encaixado pode ser reutilizado caso a pessoa que o comprou se mude. Essa colocação é feita rapidamente. 

Vantagens do piso vinílico

Uma vantagem muito clara desse material é que ele é ecologicamente correto, já que é feito com material reciclado, e tem um bom custo benefício. Além disso, esse tipo de piso é bastante resistente e não retém poeira ou absorve líquidos. 

Além disso é antialérgico, oferece proteção contra fungos e oferece conforto térmico, deixando os ambientes mais quentes e aconchegantes. Além disso, o piso vinílico tem proteção acústica, evitando que o som dos sapatos acabe ressoando muito, sobretudo em apartamentos. 

Quer mais uma vantagem? O vinílico é muito fácil de ser limpo, sem precisar de cera ou outros produtos mais caros. 

Precisa de um bom piso vinílico? Não se esqueça que um produto de alta qualidade pode aumentar sua durabilidade. Na Tarkett você encontra as melhores opções nesse tipo de produto.

Deixe um comentário