Pisos para hospitais: por que usar piso vinílico?

Pisos para hospitais: por que usar piso vinílico?

 

Conheça os benefícios do piso vinílico em hospitais

 

piso vinilico azul

 

Além de equipamentos e suprimentos, a arquitetura, os revestimentos e os acabamentos desempenham um papel de grande importância para o bom funcionamento de um hospital.

O piso é um dos grandes aliados de um ambiente hospitalar. Ele é fundamental para o controle de microrganismos, qualidade do ar interno e conforto proporcionado aos usuários e à equipe de atendimento.

piso vinilico rosa e branco

 

Neste cenário destaca-se o piso vinílico, cujos benefícios como design, agilidade na instalação e alta resistência fazem dele o mais indicado pelos profissionais para o ambiente hospitalar, já que ele é ideal para diversas áreas, da recepção ao centro cirúrgico.

O piso vinílico em mantas é o mais indicado para a maior parte das aplicações em hospitais e atende às recomendações da RDC50 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para áreas semicríticas e críticas, pois possui quantidade reduzida de juntas e se transforma em uma superfície monolítica após a instalação, o que reduz a proliferação de bactérias e promove uma limpeza mais fácil e rápida.

Conheça agora as vantagens de se instalar o piso vinílico em hospitais:

 

Durabilidade prolongada

Se com todas dificuldades e exigências um hospital não interrompe seu funcionamento, não pode ser o piso o motivo para fechar salas ou áreas inteiras porque ele precisou ser trocado antes do que se imaginava.

Os pisos não só devem ser resistentes, mas também duráveis o suficiente para não causar imprevistos e dar previsibilidade à manutenção, possibilitando que qualquer troca seja programada com antecedência.

A inovação trazida pela composição dos produtos, além da proteção de superfície em poliuretano com diferentes graduações, prolonga a durabilidade e otimiza recursos, uma vez que algumas categorias de pisos vinílicos em manta oferecem mais tempo de vida útil e redução no uso de água e produtos químicos para a limpeza e manutenção.

piso vinilico azul e bolhas cinzas

 

Líder mundial em vinílicos, a Tarkett possui pisos vinílicos em mantas com excelente resistência à abrasão. Um bom exemplo do portfólio para unidades hospitalares está na exclusiva tecnologia iQ, presente nas linhas Optima, Surface, Megalit.

A tecnologia iQ permite combinar a manutenção diária com a possibilidade de restauração da superfície, feita com polimento a seco (dry-buffing). Uma vez que a superfície desses produtos se mantem menos porosa, sujeiras e manchas não aderem facilmente.

Facilidade de limpeza

A limpeza é essencial num ambiente com constante movimentação de pessoas e equipamentos. As pessoas vão e vem das ruas e, com elas, milhões e milhões de vírus, fungos e bactérias – eles não podem encontrar brechas para proliferação.

Em épocas sensíveis como as de epidemias de doenças contagiosas, a necessidade de cuidados aumenta rapidamente e o risco é ainda maior tanto para os pacientes que aguardam atendimento quanto para os profissionais que estão trabalhando.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que 90% dos microrganismos estão presentes na sujeira visível, o que reforça a demanda por revestimentos que sejam fáceis de limpar e práticos para manter, suportando a agitada rotina 24/7 dos hospitais.

piso vinilico cinza e camas brancas de hospital

 

É importante que o revestimento combine soluções de praticidade com agilidade, pois a limpeza de ambientes hospitalares não pode inviabilizar o uso de salas e corredores por um tempo elevado.

Uma vez que os pisos vinílicos em manta são soldados após a instalação, sua limpeza se torna muito mais fácil e rápida, já que não possuem rejuntes que precisam ser higienizados separadamente. Além disso, os pisos Tarkett com tecnologia iQ não requerem cera e, por isso, podem ser liberados para uso imediatamente após a limpeza.

Qualidade do ar interno superior

Além de vírus e bactérias, outra ameaça invisível e igualmente danosa é a má qualidade do ar interno. Em hospitais, isso pode ser ainda mais grave, dada a presença de pessoas com problemas respiratórios esporádicos ou crônicos.

Todos os produtos, industrializados ou não, possuem compostos químicos à base de carbono que evaporam à temperatura ambiente ao longo do tempo, os chamados Compostos Orgânicos Voláteis (COVs).

A depender do tipo, da concentração e do tempo de exposição, esses compostos podem ser inofensivos ou prejudiciais à saúde, podendo causar diversos tipos de doenças, além de piorar quadros clínicos de síndromes respiratórias.

piso vinilico cinza e branco com curva cinza

 

A norma brasileira de pisos vinílicos, ABNT NBR 14917:2017, estabelece limites de diversos tipos de compostos orgânicos voláteis (COVs), como formaldeídos e toluenos, e classifica os pisos de acordo com o total de emissões.

Para obter a melhor classificação (A+), a norma diz que os pisos não podem emitir um total de COVs acima de 1000 partes/milhão a cada m³ de ar após 28 dias. Todos os pisos Tarkett emitem abaixo de 100 partes, o que torna difícil até detectar os compostos.

Além disso, os pisos vinílicos em manta da Tarkett não possuem formaldeído, tolueno ou outros compostos tóxicos em sua composição, como ftalatos e metais pesados.

Controle de descargas eletrostáticas

Áreas críticas como salas de cirurgia e exames precisam ser controladas em vários aspectos sanitários. Mas você sabia que uma das maiores preocupações nesses ambientes é o controle das descargas eletrostáticas?

Uma descarga eletrostática, por menor que seja, pode danificar aparelhos sensíveis em meio a cirurgias delicadas e acender gases inflamáveis, colocando em risco pacientes e equipe médica.

Para evitar esse tipo de acidente, fabricantes de equipamentos para tomografia, mamografia, ressonância magnética, raios-x, além de outros presentes em centros cirúrgicos, especificam em seus manuais que o piso deve ter características condutivas, ajudando a desviar sobrecargas e fugas de corrente elétrica diretamente para o aterramento. É o caso da linha iQ Toro SC da Tarkett: confira.

sala de cirurgia com piso vinilico azul e cinza

Conforto térmico e acústico

O repouso é parte fundamental da recuperação de um paciente, por isso, o silêncio é essencial em ambientes hospitalares. Por outro lado, não é possível silenciar a intensa circulação pelos corredores.

Para tal, é importante que o piso não seja só resistente, mas também proporcione excelente acústica ao absorver o som dos impactos causados pelos passos e pelo movimento de camas e aparelhos – característica em que o vinílico é imbatível.

piso vinilico colorido em quadrados e cadeira de rodas

 

Outro fator a ser considerado é a temperatura do piso e a sua influência na temperatura ambiente.

O piso vinílico, por ser atérmico, contribui para a estabilidade da climatização e proporciona mais conforto aos pacientes e à equipe de atendimento.

Versatilidade para todos os espaços

Com o avanço dos estudos a respeito do tempo de recuperação dos pacientes e, em consequência, da humanização dos ambientes hospitalares, os pisos cada vez mais são pensados de forma que possam reproduzir o aconchego de um hotel ou de uma residência. Sentir-se em casa é fundamental para acolher bem e acelerar a recuperação dos pacientes.

Os vinílicos reúnem a maior variedade em opções de cores, formatos e texturas para criar paginações personalizadas, de forma que pacientes e equipe de atendimento possam ser estimulados sensorialmente por meio do design.

corredor de piso vinilico roda e creme

 

Estampas de madeira, por exemplo, são bastante utilizadas em quartos de pacientes para criar sensação de acolhimento. Já os padrões que remetem às pedras e ao cimento queimado ajudam a criar composições modernas e contemporâneas em halls e recepções. Paginações com diferentes cores e estampas podem sugerir mudanças de ambientes e ajudar na sinalização.

A Tarkett possui mais de 130 anos de experiência em pisos vinílicos e é hoje a empresa com a maior quantidade de metros quadrados instalados em hospitais e clínicas de todo o mundo. Para conferir mais sobre nossos produtos, confira nosso site.

Deixe um comentário