6 dicas sobre como decorar salas pequenas

6 dicas sobre como decorar salas pequenas

Saiba como você pode utilizar os pisos vinílicos Tarkett para decorar a sua sala de maneira simples

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-2

Uma decoração bonita e convidativa para a sala é essencial em qualquer projeto. Além de geralmente ser o primeiro cômodo que nos deparamos ao entrar em uma casa, é nele que reunimos a família, os amigos e as visitas para relaxar e interagir.

No entanto, desenvolver um ambiente confortável, funcional e atraente aos olhos pode ser ainda mais desafiador quando não contamos com muito espaço – um quebra-cabeça cada vez mais comum para arquitetos e decoradores nos dias atuais!

Um estudo do Sindicado da Habitação (Secovi) de São Paulo mostra que, nos últimos dez anos, o tamanho médio dos novos apartamentos na capital paulista reduziu cerca de 30%. Os imóveis compactos, com menos de 45 m², representaram mais da metade das vendas e dos lançamentos em 2019.

Para driblar uma falta de espaço cada vez mais comum, as soluções vão desde materiais que provocam a sensação de amplitude até intervenções físicas mais significativas, como a integração entre cômodos. 

Vamos conhecer agora quais são essas soluções e como elas podem ser aplicadas!

Como decorar uma sala pequena?

A Tarkett apresenta nesse artigo seis dicas sobre decoração de sala pequena. Para responder as principais dúvidas sobre esse tema, a líder mundial em pisos vinílicos contou com a ajuda da arquitetura Larissa Bellinatti, do escritório da Proarq Brasil. Larissa compartilhou quais foram as ideias e os desafios de se fazer uma decoração de sala simples, mas cheia de personalidade, a partir de uma das experiências que teve no escritório. Confira no vídeo abaixo todos os detalhes e se inspire com esse projeto:

Planejamento em primeiro lugar

Quando o espaço é limitado, planejar cada detalhe é crucial para aproveitar todos os centímetros com criatividade. É importante saber de antemão quais são as necessidades da sala e qual é o estilo e a atmosfera que você busca para ela.

Para Larissa, o planejamento deve ser o ponto de partida. “Sempre procuro conhecer um pouco do cliente, da rotina, dos desejos, do que ele idealiza para o projeto, e assim respeitar e atender as expectativas”, explica a arquiteta.

Integração entre ambientes

Uma solução muito utilizada em salas compactas é integrá-la a outros ambientes para ampliar o espaço e facilitar a circulação. Se o projeto estrutural permitir, você pode pensar em remover paredes e divisórias da sala com a cozinha, a sala de jantar ou a varanda.

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-ambiente-integrado-2

Larissa relembra que, ao realizar esse projeto de um apartamento de 68 m², integrar os ambientes foi a primeira ideia que ela teve. “Foi a melhor maneira de aproveitar os espaços de todas as formas”, completa.

Não basta derrubar as paredes: para fazer uma integração de ambientes valer de verdade, é preciso que outros elementos da decoração colaborem com a intenção de dar continuidade visual ao espaço. 

O piso vinílico é excelente para cumprir esse objetivo: a dica é utilizar a mesma cor/tonalidade nos cômodos que foram unificados.

“Eu encontrei nos pisos da Tarkett a estética que eu queria e, ao mesmo tempo, com o diferencial da qualidade e rápida instalação. Eu pude instalar na sala de estar, jantar e até na cozinha, devido à resistência e à funcionalidade que ele tem”, conta Larissa.

Potencialize sensações de amplitude e profundidade 

Para aumentar a sensação de amplitude na sala, os espelhos cumprem o combinado. A dica é sempre instalá-los de frente para os pontos de luz natural e explorar o reflexo de acordo com a disposição dos móveis.

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-projeto-contemporâneo

Além do efeito visual, Larissa conta que utilizar o espelho atrás do sofá também serviu como uma maneira de economizar ao reduzir a necessidade de vários televisores a cada ambiente.

“O espelho é uma forma de não ter várias tevês espalhadas. Em um ambiente integrado a gente pode colocar uma única TV, mas que através do reflexo do espelho possibilita a visão dela nos outros cômodos mais próximos”, explica a arquiteta.

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado-ambiente-integrado

No piso, você pode obter a sensação de mais espaço escolhendo os de tons claros e neutros – o que pode ser ainda mais interessante para aqueles ambientes que tenham uma menor incidência de iluminação natural.

Otimize a organização

Quem mora em espaço pequeno precisa ter ‘medo’ de bagunça. Para que isso não se torne sempre um problema, a saída é apostar em móveis que vão deixar o ambiente mais organizado e prático, mesmo que não sejam planejados sob medida.

Ao escolher as peças do mobiliário, priorize as multifuncionais, especialmente aquelas que oferecem mais possibilidades de armazenamento – compartimentos ou gavetas anexadas em mesa de centro, sofá ou banco-baú podem ser algumas das soluções.

“Ter onde guardar as coisas em um apartamento pequeno é muito importante. Você consegue liberar espaços de outras áreas e tornar aquilo muito mais interessante, agradável e amplo”, alerta a arquiteta.

Por conta do costume de andar descalço dos moradores no projeto, Larissa lembra que outro fator que levaram a escolha do piso vinílico foi o fato dele ser mais agradável ao toque e agregar conforto térmico e acústico. 

A arquiteta conta que teve ainda a ideia de adicionar uma pequena sapateira nas proximidades da entrada do apartamento para manter o espaço arrumado, além de proporcionar uma experiência de colocar os pés num piso confortável associada à prazerosa sensação de ter chegado em casa.

“Consegui achar um cantinho para colocar uma sapateira bem ao lado da porta de entrada. Assim, quando recebem alguém que também queira tirar o calçado, eles terão ali um lugar para os calçados não ficarem jogados no meio do apartamento”, relembra.

sapateira-na-entrada

Aposte em estantes e prateleiras

Utilizar estantes e prateleiras vazadas pode ser uma alternativa para otimizar espaço sem impactar a claridade e a profundidade dos ambientes. Além disso, esses móveis podem valorizar e destacar muitos objetos decorativos.

Larissa destaca ainda que as estantes e prateleiras mais altas podem ter ainda a função de resgatar memórias afetivas e dar valor a coleções e objetos de grande valor sentimental.

Todos os objetos têm um pouco de história e foram trazidas pelo morador como pontos a serem valorizados no projeto. Por isso, a gente pensou nas prateleiras para poder deixar as peças um pouco mais altas, e assim destacar mais os elementos”, explica Larissa. 

Combine cores e dê uma chance aos contrastes 

As cores podem influenciar diretamente o nosso humor e o bem-estar. Ambientes coloridos transmitem boas energias e podem criar uma atmosfera mais atrativa e convidativa ao olhar.

Seja em um projeto mais ousado ou conservador, a solução mais assertiva é não exagerar: cores mais quentes e vivas podem ser acrescentadas nos detalhes, como tapetes e paredes menores, criando pontos de destaque dentro do ambiente.

Para equilibrar a paleta a dica é criar leves contrastes entre cores, materiais e texturas, o que você pode fazer ao variar uma tonalidade mais escura para os móveis e mais clara para o piso e vice-versa. Acabamentos com o visual da madeira também são facilmente adaptáveis a diferentes estilos de decoração.

dicas-decorar-sala-piso-vinílico-cimento-queimado

Depois de todas essas dicas ficou muito mais fácil decorar uma sala pequena, não é mesmo? Você conhece outros truques para valorizar esse ambiente? Conte para gente aqui nos comentários e aproveite para tirar outras dúvidas!

Leave a comment