5 dicas de como decorar a cozinha

5 dicas de como decorar a cozinha

Inspire-se para criar um projeto bonito e funcional, e veja como decorar sua cozinha!

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-1

Não é à toa que a cozinha é considerada o coração de uma casa. Seja amplo ou compacto, esse ambiente deixou de ser apenas o espaço onde são preparadas as refeições, passando a abrigar momentos de descontração e relaxamento com familiares e amigos.

Por isso, na hora de projetar a decoração desse ambiente, muitos outros fatores devem ser levados em conta: precisa ser prático para o cotidiano, mas sem deixar de ser confortável e bem decorado.

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-2

Como decorar a cozinha?

Para responder as principais dúvidas que podem surgir nesse momento do projeto, a Tarkett reúne nesse artigo algumas dicas de como decorar a cozinha. Vamos contar com a ajuda da arquiteta Sabrina Lozzano para explicar como decorar uma cozinha inspiradora:

Planeje um espaço mais funcional e inteligente

O planejamento é fundamental para a boa configuração de qualquer ambiente. Para acertar, vale refletir sobre suas necessidades antes de definir a disposição dos eletrodomésticos, e se possível, escolher os armários da cozinha sob medida – a chamada marcenaria inteligente.

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-10

Utilizar prateleiras e portas de correr são uma boa pedida para ganhar espaço. Já na organização das panelas e outros utensílios, a dica é reservar pontos de armazenamento mais acessíveis para objetos utilizados com mais frequência.

Sabrina explica que empilhar as panelas em armários, por exemplo, acaba atrapalhando no dia-a-dia. Para resolver esse problema, ela usa um truque simples, mas eficaz. 

“Encontrei a solução de colocar um gavetão só para as panelas e uma gavetinha embutida na mesma gaveta só para as tampas”, explica a arquiteta. 

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-3

Priorize a facilidade de limpeza

Além da adequada distribuição de objetos e mobiliário, a escolha do revestimento também ajuda a garantir a tão necessária funcionalidade do ambiente, pois a limpeza em dia é uma premissa básica de qualquer cozinha.

A cozinha expõe o piso a outros tipos de sujeira além do pó, especialmente pela queda de líquidos, restos de alimentos e a gordura das frituras. O piso vinílico é fácil de limpar usando pano ou mop com detergente neutro diluído em água. A dica é não usar produtos abrasivos ou a base de petróleo: é um erro comum e acaba danificando o piso

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-9

“Eu escolhi esse piso [vinílico] justamente porque ele dá essa praticidade na cozinha. Às vezes as pessoas me perguntam: ‘como lavar?’, ‘como limpar?’. Sempre respondo que para cuidar é super prático. Isso é ótimo numa cozinha, porque lá cai um pouco de tudo no chão, principalmente se a pessoa é desastrada que nem eu”, brinca Sabrina.

Integre os ambientes e aproveite a iluminação natural

Principalmente para os casos de cozinha pequena, uma ótima solução para otimizar o espaço disponível é integrar a cozinha à sala de estar e/ou à área de serviço.

A remoção completa ou parcial das paredes que dividem esses ambientes, sob supervisão profissional, melhora significativamente a noção de amplitude no espaço, o que de quebra também facilita a circulação das pessoas e melhora a iluminação de todo o projeto.

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-6

Sabrina conta que, ao projetar o próprio apartamento, uma das primeiras atitudes que tomou foi a de conferir se era possível melhorar a integração dos ambientes sem afetar a estrutura.

“Eu tenho uma vista incrível do lado de fora. Então eu não podia deixar essa cozinha fechada, mal iluminada e sem aproveitar essa vista. A primeira coisa que eu fiz foi me certificar de que eu poderia remover a parede da cozinha, a partir disso, integrei a sala com a cozinha para aproveitar toda essa farta iluminação natural”, relembra.

Na escolha do piso vinílico, a dica para integrar ainda mais os ambientes é optar por um mesmo padrão e cor para esses cômodos interligados. Se possível, opte ainda por tonalidades mais claras ou médias, que podem aumentar ainda mais a sensação de amplitude.

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-7

Explore os contrastes entre materiais, cores e texturas 

Para criar uma cozinha com mais personalidade, afastando os riscos da decoração se tornar enjoativa ou monótona com o passar do tempo, a sugestão é explorar diferentes cores, texturas e materiais no mesmo ambiente.

Caso você opte por um piso vinílico de tonalidade escura, por exemplo, você pode mesclá-lo com uma marcenaria mais clara e assim criar mais contrapontos com eletrodomésticos, utensílios e outros objetos.

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-4

Cores fortes podem ser aplicadas nos detalhes de objetos, preferencialmente naqueles fáceis de serem substituídos, assim você pode alternar as cores quando achar necessário sem dor de cabeça. 

Uma boa dica para acrescentar vida e frescor às cozinhas e ainda ajudar no preparo das receitas é criar uma pequena horta, que pode ficar suspensa ou apoiada na bancada.

“Optei por colocar um cachepot de madeira para trazer de novo essa coisa do contraste e também busquei um pouco do verde para dar vida ao espaço. Sempre que você acrescenta plantas em casa, a energia do espaço já muda”, afirma Sabrina.

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-5

Desenvolva um espaço acolhedor

Se o objetivo é aumentar a sensação de conforto no ambiente, a madeira é um excelente escolha para atingir essa meta. O padrão amadeirado “aquece” os espaços onde é aplicado.

Como alternativa, a Tarkett possui uma oferta de pisos vinílicos nos padrões amadeirados bastante diversificada para atender a gostos e necessidades diferentes. A arquiteta Sabrina acrescenta mais um benefício de se escolher um piso vinílico amadeirado:

“Eu queria que a minha cozinha tivesse uma cara de piso de madeira, não queria um piso frio. E como eu integrei a sala com a cozinha, eu queria que fosse tudo o mesmo piso. Gosto de andar descalça, então prefiro que seja em um piso mais quentinho. Essa era minha principal referência”, completa a profissional.

Além de reproduzir em alta definição a madeira natural e suas nuances e texturas, o piso vinílico se destaca pelo conforto térmico e excelente acústica. Ou seja, é bem confortável aos pés e aos ouvidos

cozinha-piso-vinilico-amadeirado-8

Agora ficou mais fácil para criar uma cozinha dos sonhos, não é mesmo? Qual dica achou mais importante? Tem outra ideia para inspirar a decoração desse cômodo? Comente com a gente aqui embaixo ou tire suas dúvidas!

 

Leave a comment